Mais um benefício das tecnologias para nossos alunos com deficiência...
"Lembrando que de acordo com o Termo presente na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Organização das Nações Unidas (ONU), que o Brasil ratificou com valor de emenda constitucional em 2008. Não diga pessoa portadora de deficiência ou portador de deficiência. A pessoa não porta, não carrega sua deficiência, ela tem deficiência e, antes de ter a deficiência, ela é uma pessoa como qualquer outra se diz Pessoa com deficiência. "
Através de software específico de comunicação alternativa é possível construir pranchas
de comunicação personalizadas e interligadas entre si que podem ser utilizadas no próprio
computador (que terá a função de um vocalizador) ou em vocalizadores específicos que utilizam
esses programas.
O usuário acessa a mensagem que deseja comunicar e esta é falada por voz sintetizada
ou gravada. O sistema garante acesso rápido a um número indeterminado de mensagens e
apresenta opções variadas de acessibilidade.
Para exemplificar, imaginemos que o aluno selecione símbolo "brincar". No mesmo
momento, ouve-se a mensagem: "quero brincar". Imediatamente após a escolha e fala
da mensagem, ocorre uma mudança automática dos símbolos na tela do computador e
outra prancha, agora com as opções de brinquedos e expressões utilizadas durante as
brincadeiras, aparece na tela, para que a conversação tenha continuidade dentro do assunto
selecionado.
Fonte: Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - MEC
Nenhum comentário:
Postar um comentário