terça-feira, 16 de junho de 2015

Alguns recursos que podem ser utilizados na escola.



                                                  Facilitador de Punho e Polegar
Para uso de deficiente físico multiposicionador dinâmico e facilitador de mão estrutura em cabo moldável, apoios macios e flexíveis, terminal de recepção ajustável em qualquer direção para intercâmbio de acessórios.
                                          


Aranha Mola
Receptor de lápis, pincel e caneta. Objetivo: Reeducadora Estabilizadora Auxilia o movimento. Função: Atividade controlada da pinça-polpa com realinhamento articular. Sugestão Terapêutica: Sequelas de mão hemiplégica, traumatologia (pós-operatório polegar), casos específicos de reeducação da mão.


Lápis com engrossador 
Encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora. 



                                           
 Mouses especiais 
Mouses de diferentes formatos, onde o direcionamento do cursoré feito com joystick ou manuseando-se uma grande bola colocada sobre o mouse. Os botões de ativação do clique e da tecla direita são dispostos no próprio mouse.

Dez acionadores de vários formatos e cores. Os acionadores podem ser colocados em dife-
rentes partes do corpo que possuem controle de pressionar, puxar, apertar, soprar etc., e têm a finalidade de ativar o clique no mouse.



Teclados
Teclado coberto por uma colméia de acrílico transparente. A colméia é uma placa com
furação coincidente às teclas e utilizada por alunos com problemas de coordenação motora. Esse recurso tem o objetivo de eliminar ou diminuir os erros de digitação.



  Lupa eletrônica
Utensílio que auxilia a leitura de textos de caracteres em tamanho básico e imagens, ampliando em até 40 vezes.



Tesoura Mola

Tesoura mola para uso de deficiente físico em embalagem apropriada, tesoura com auto abertura com possibilidade de ajuste para resistir a pressão para Mao direita ou esquerda.





Teclado expandido e programável em seu leiaute 
Menino de 11 anos utilizando o teclado onde aparece uma atividade de matemática com numerais em tamanho ampliado, especialmente construída para resolver os problemas de baixa visão e de dificuldades motoras apresentadas pelo aluno.




Máquina Braille  
Menino com dez anos, cego, utilizando máquina Braille. A imagem mostra um aluno utilizando sua máquina Braille durante o AEE.





 Mouse especial em formato de uma garrafinha.
 O mouse é colocado diante da boca e, através de movimento dos lábios, o menino pode controlar o direcionamento do cursor. O clique da tecla esquerda do mouse é feito pela sucção e o clique da tecla direita, pelo sopro.  


  Computador controlado por movimento ocular.
 Através deste recurso o aluno controla o direcionamento do cursor, pelo movimento dos olhos, e o clique é feito quando o cursor parar por um determinado tempo, no local pretendido da tela. 

Fonte: Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - MEC

Um comentário:

  1. Com esses recursos, realmente nossas crianças estariam bem adaptadas nas escolas.
    Parabéns pela escolha do tema para o blog!

    ResponderExcluir