Um tema desafiador hoje nas escolas é a inclusão de
alunos com deficiência. A inclusão está em processo de reforma nas escolas, é
uma proposta nova, pois antes as crianças com deficiências eram encaminhadas
para escolas especiais e socializavam-se apenas com outras crianças com
deficiências.
É considerada uma escola inclusiva aquela que
atende a todo tipo de criança, não importando dificuldade, deficiência ou raça.
Ao longo dos anos, foi dado um grande passo em direção à educação inclusiva com
a implantação do conceito de inclusão no currículo nacional. Porém, a escola
tem que estar preparada ou estar tentando se preparar para a chegada desses
alunos, pois está cada vez maior o número de alunos com deficiência
matriculados em escolas regulares. Segundo o Ministério da Educação (MEC), no
ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiências matriculadas no ensino
regular público e em 2011 o número saltou para 74,2%.
A escola é responsável por introduzir a criança na
sociedade, e a criança com deficiência não precisa aprender o mesmo conteúdo
dos demais alunos, mas sim a ter autonomia, expressar suas ideias e, ao seu
tempo e limite, trabalhar a sua aprendizagem, pois são capazes de aprender de
uma forma diferenciada. Por isso ressaltamos também a importância do currículo
adaptado para cada criança, pois não se deve apenas integrar, mas sim incluir
as crianças nas escolas, onde todos têm direitos e deveres iguais.
Inclusão é possível?
A inclusão é possível sim. Na escola mais especificamente há uma grande necessidade de profissionais especializados e preparados de forma a incluir os alunos especiais na escola regular. Algumas escolas disponibilizam sala de recursos multifuncional, mas são poucas. O professor precisa estar atualizando-se de forma constante sobre as temáticas, a fim de redirecionar seu trabalho pedagógico de forma que contemple estes alunos em seus processos de aprendizagem.
ResponderExcluirMuito bom o blog pessoal!!! Parabéns!!!