terça-feira, 19 de maio de 2015

Inclusão..Um novo desafio!



Um tema desafiador hoje nas escolas é a inclusão de alunos com deficiência. A inclusão está em processo de reforma nas escolas, é uma proposta nova, pois antes as crianças com deficiências eram encaminhadas para escolas especiais e socializavam-se apenas com outras crianças com deficiências.


É considerada uma escola inclusiva aquela que atende a todo tipo de criança, não importando dificuldade, deficiência ou raça. Ao longo dos anos, foi dado um grande passo em direção à educação inclusiva com a implantação do conceito de inclusão no currículo nacional. Porém, a escola tem que estar preparada ou estar tentando se preparar para a chegada desses alunos, pois está cada vez maior o número de alunos com deficiência matriculados em escolas regulares. Segundo o Ministério da Educação (MEC), no ano 2000 havia apenas 21,4% das pessoas com deficiências matriculadas no ensino regular público e em 2011 o número saltou para 74,2%.



A escola é responsável por introduzir a criança na sociedade, e a criança com deficiência não precisa aprender o mesmo conteúdo dos demais alunos, mas sim a ter autonomia, expressar suas ideias e, ao seu tempo e limite, trabalhar a sua aprendizagem, pois são capazes de aprender de uma forma diferenciada. Por isso ressaltamos também a importância do currículo adaptado para cada criança, pois não se deve apenas integrar, mas sim incluir as crianças nas escolas, onde todos têm direitos e deveres iguais.
 Inclusão é possível?

Um comentário:

  1. A inclusão é possível sim. Na escola mais especificamente há uma grande necessidade de profissionais especializados e preparados de forma a incluir os alunos especiais na escola regular. Algumas escolas disponibilizam sala de recursos multifuncional, mas são poucas. O professor precisa estar atualizando-se de forma constante sobre as temáticas, a fim de redirecionar seu trabalho pedagógico de forma que contemple estes alunos em seus processos de aprendizagem.

    Muito bom o blog pessoal!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir