Alguns recursos que podem ser utilizados na escola.
Para uso de deficiente físico multiposicionador dinâmico e facilitador de mão estrutura em cabo moldável, apoios macios e flexíveis, terminal de recepção ajustável em qualquer direção para intercâmbio de acessórios.
Aranha Mola
Receptor de lápis, pincel e caneta. Objetivo: Reeducadora Estabilizadora Auxilia o movimento. Função: Atividade controlada da pinça-polpa com realinhamento articular. Sugestão Terapêutica: Sequelas de mão hemiplégica, traumatologia (pós-operatório polegar), casos específicos de reeducação da mão.
Lápis com engrossador
Encaixar uma bola de borracha na parte de trás do lápis, ou envolvê-lo com espuma, aumenta a sua circunferência e facilita o uso para quem tem dificuldade motora.

Mouses especiais
Mouses de diferentes formatos, onde o direcionamento do cursoré feito com joystick ou manuseando-se uma grande bola colocada sobre o mouse. Os botões de ativação do clique e da tecla direita são dispostos no próprio mouse.
rentes partes do corpo que possuem controle de pressionar, puxar, apertar, soprar etc., e têm a finalidade de ativar o clique no mouse.
Teclados
Teclado coberto por uma colméia de acrílico transparente. A colméia é uma placa com
furação coincidente às teclas e utilizada por alunos com problemas de coordenação motora. Esse recurso tem o objetivo de eliminar ou diminuir os erros de digitação.
Lupa eletrônica
Utensílio que auxilia a leitura de textos de caracteres em tamanho básico e imagens, ampliando em até 40 vezes.
Tesoura Mola
Tesoura mola para uso de deficiente físico em embalagem apropriada, tesoura com auto abertura com possibilidade de ajuste para resistir a pressão para Mao direita ou esquerda.
Teclado expandido e programável em seu leiaute
Menino de 11 anos utilizando o teclado onde aparece uma atividade de matemática com numerais em tamanho ampliado, especialmente construída para resolver os problemas de baixa visão e de dificuldades motoras apresentadas pelo aluno.
Máquina Braille
Menino com dez anos, cego, utilizando máquina Braille. A imagem mostra um aluno utilizando sua máquina Braille durante o AEE.
Mouse especial em formato
de uma garrafinha.
O mouse é colocado diante
da boca e, através de movimento dos lábios, o menino
pode controlar o direcionamento do cursor. O clique
da tecla esquerda do mouse é feito pela sucção e
o clique da tecla direita, pelo sopro.
Computador controlado por movimento ocular.
Através deste recurso o aluno
controla o direcionamento do cursor, pelo movimento
dos olhos, e o clique é feito quando o cursor
parar por um determinado tempo, no local pretendido
da tela. Fonte: Coleção A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar - MEC
Com esses recursos, realmente nossas crianças estariam bem adaptadas nas escolas.
ResponderExcluirParabéns pela escolha do tema para o blog!